2009/09/23

O UNIVERSO É ETERNO?

A lei da causalidade é fundamental em ciência: tudo o que vem a existir teve uma causa.

Ou o Universo é eterno, ou passou a existir por acção de uma “causa primeira” (que será ela então eterna).
Mais simplesmente: ou o Universo é eterno, ou o Deus eterno o criou.


Na nossa experiência, todo o efeito é determinado por uma causa, e essa causa determinada por outra causa. Infinitamente, isto implicaria uma contradição. (algo teve que dar o impulso inicial)
Mesmo se puséssemos a possibilidade de uma série infinita de causas, isso não explicaria como começou a causalidade.
Então, deverá haver uma “Causa sem causa” (uncaused Cause), a Causa definitiva de todas as coisas, a que chamamos Deus (J. Laux)

Há comprovações científicas sólidas de que o Universo teve um início. A teoria do Big Bang – a mais aceite hoje em dia – exige um início do espaço, matéria e tempo (tendo começado ou não com uma grande explosão, o Universo teve um início, não é eterno).

Mas, e Deus? Não teve uma causa? Quem é que o criou?
Não teve uma causa porque não passou a existir, sempre existiu (é Eterno).
Para mim, com todas as minhas limitações, é difícil conceber algo que não teve princípio, o que não implica que não seja a verdade.

Note-se que não é necessário colocarmos os “óculos” de qualquer tipo de visão religiosa para descobrir isto. Podemos chegar a esta conclusão pela lógica e só depois constatar que se coaduna com a visão bíblica, e analisar todas as evidências de que o cristianismo é verdadeiro.

Mas repito: podemos concluir que Deus existe pela lógica e evidências (não que o simples acreditar que existe um Deus algures seja importante…).

5 comentários:

  1. Tu subscreves a teoria do Big Bang?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela questão! Talvez não tenha ficado muito explícito o que queria transmitir.
    Não subscrevo nem deixo de subscrever a teoria do Big Bang. Pelo menos por enquanto, abstenho-me de opinar sobre a forma como tenha surgido o universo (até porque entendo não ter conhecimento suficiente sobre esse assunto :P). Considerei mais importante mostrar que faz sentido ter havido um início, e que mesmo aqueles que defendem o Big Bang devem reconhecer isso.

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu defendo um Big Bang, quando este se refere ao início do Universo (tempo, matéria e espaço). Não o defendo como o defendem os naturalistas, que negam intervenção divina inicial.

    ResponderEliminar
  4. A questão é a mesma entre as várias hipóteses. Se foi o Big Bang questiona-se o seu início, se o Universo é resultado do choque de duas branas (universos) questiona-se o início dos outros universos. Se o Universo é a causa de um outro universo que acabou em Big Cruch questiona-se onde e como começou esse "vai e vem". Se foi Deus questiona-se com Ele começou. Enfim, a questão é sempre a mesma, mas umas explicam mais detalhadamente as forças que resultaram do início.

    ResponderEliminar
  5. Sabino,

    Parece que estamos no mesmo ponto. O que é desconhecido não é ciência. É o que achamos ser a melhor explicação. A ciência explica até um limite, fora desse limite pode estar Deus que ordena o início.

    ResponderEliminar