2009/09/14

QUANTO TEMPO É PRECISO?

Já abordei aqui a hipótese da vida surgir do acaso. Além de ser extremamente improvável, nunca foi observada.
Mas… e se lhe acrescentarmos a variável “tempo”? Será que as leis naturais poderiam gerar espontaneamente vida se lhes déssemos alguns milhões de anos?

Aparentemente a resposta é não.
A tendência da natureza é a desordem (é um aspecto da segunda lei da Termodinâmica). *1
NOTA: “Ordem” é utilizado como "organização", e não forçosamente “uniformidade”. Ou seja, como adaptação das partes para o todo, e do todo para algum plano. *2
Se lhe dermos mais tempo, as leis naturais têm mais tempo para tornar tudo mais simples e desordenado.

Sabe-se que compostos químicos por si mesmos acabam por se tornar materiais menos complexos. A ordem só pode ser aumentada por algum tempo por forças externas (através do gasto de energia e aplicação de um “projecto”, não aleatoriamente). *3

Granville Sewell (Professor de Matemática na Universidade do Texas em El Paso e na Universidade A&M do Texas) afirma que “a ideia de que as quatro forças fundamentais da física sozinhas pudessem rearranjar as partículas fundamentais da natureza em aeronaves e computadores ligados a impressoras a laser, tubos de raios catódicos e à Internet, parece violar a segunda lei da Termodinâmica de forma espectacular”.
(O exemplo pode parecer desproporcionado mas é elucidativo.)

1. A refutação-padrão é: a Terra é um sistema aberto, recebe energia do sol. A ordem pode aumentar num sistema aberto, desde que seja compensada por uma diminuição maior/comparável fora do sistema. E além disso, a primeira vida seria muito simples.

Já constatámos que qualquer forma de vida, por mais simples que seja está associada a uma complexidade incrível, muito superior à de qualquer coisa que consigamos criar.
Mas quanto ao sistema aberto, é uma hipótese. Vamos analisá-la.

Vejamos o raciocínio de Sewell:
Se um aumento na ordem é extremamente improvável quando o sistema é fechado, continua a sê-lo se o sistema for aberto, a menos que algo esteja a entrar (algo que fizesse o aumento da ordem não ser extremamente improvável – como uma fonte externa de energia organizadora, direccionada por um programa informativo e transformada através de um mecanismo num trabalho específico *4).
(…)
Ou seja, a ordem pode aumentar num sistema aberto, não porque as leis da probabilidade estão suspensas, mas porque a ordem pode “vir” de algum lado.
Se encontrássemos evidências de que no passado ADN, chips e livros tinham entrado através da atmosfera terrestre, talvez o aparecimento espontâneo de humanos, computadores e enciclopédias num planeta previamente estéril pudesse ser explicado sem se violar a segunda lei aqui (teria sido quebrada noutro lugar!).

Mas se o programa informativo ou o mecanismo de conversão não estão disponíveis, a ordem não aumenta. Não importa quanta energia externa ou quanto tempo esteja ao dispor.

2. Também se pode alegar que esta lei não se aplica continuamente aos sistemas vivos, porque as coisas vivas crescem e ficam mais ordenadas (por outro lado perdem energia no processo de crescimento!).
Contudo, a questão não é essa. Não estamos a falar do que pode acontecer uma vez que haja vida; estamos a falar de como obter vida.

3. Afirma-se ainda que entropia e desordem não devem estar associadas, apesar de corresponderem quase sempre. Assume-se que algumas vezes a ordem pode aumentar com a entropia (ex.: ordenar moléculas por tamanho).
Mas ordenar moléculas por tamanho implica “adaptação das partes para um todo, e do todo para um plano”? Não. Se analisarmos o processo como um todo, percebemos que a segunda lei não é invalidada.


Ph.D. Ernst Mayr (evolucionista):
Os organismos vivos diferem da matéria inanimada pelo grau de complexidade e pelo programa genético que têm. As instruções genéticas no embrião levam à formação de um adulto.
É a partir das instruções do programa genético, e não do exterior, que o processo é objectivamente direccionado. Não existe nada semelhante no mundo inanimado.
*5

Mesmo não questionando de onde surgiram, como é elementos químicos inanimados sujeitos à segunda lei da Termodinâmica geraram a vida?



*1 De acordo com a esta lei, os processos naturais que acontecem de forma espontânea e irreversível dão-se no sentido de diminuir a energia útil (isto é, evoluem no sentido aumentar a entropia).
Entropia é uma medida de desordem do sistema, associada à qualidade de energia. A entropia aumenta com a desordem, e a segunda lei prevê esta degradação.
*2 Armstrong, H.L. (1978). Thermodynamics, energy, matter and form. Creation Research Society Quarterly.
*3 Lindsay, R.B. (1968). Physics - to what extent is it deterministic? American Scientist.
*4 Morris, H.M. (1976). Entropy and Open Systems. Institute for Creation Research.
*5 Mayr, E. (1982). Biology is not postage stamp collecting. Science.

0 comentários:

Enviar um comentário