2009/10/11

EXPLICAR A MENTE…

Sou forçado a escolher a proposição de que o nosso ser deve ser explicado com base em dois elementos fundamentais [cérebro e mente/ alma]:

~ Porque parece certo que será sempre inteiramente impossível explicar a mente com base na acção neural no interior do cérebro
~ Porque me parece que a mente se desenvolve e amadurece independentemente por toda a vida como se fosse um elemento contínuo, e porque um computador (o cérebro) deve ser programado e operado por um agente capaz de entendimento independente.

A mente parece agir independentemente do cérebro da mesma forma que um programador age independentemente do seu computador, por mais que possa contar com a acção do computador para certos propósitos.

Concluo que não há nenhuma boa evidência de que o cérebro possa realizar sozinho todo o trabalho da mente.
Supor que o mais importante mecanismo cerebral ou qualquer grupo de reflexos, embora complicados, realize o que a mente faz, e dessa forma execute todas as funções da mente, é bastante absurdo.


Depois de anos de empenho para explicar a mente baseado apenas nas funções cerebrais, tive de chegar à conclusão que é mais simples (para ser lógico, mais fácil) se adoptarmos a hipótese de que o nosso ser consiste em dois elementos fundamentais.

(WILDER PENFIELD, Neurologista)

0 comentários:

Enviar um comentário