2009/09/14

5. O QUE É SER CRISTÃO//CONCLUSÃO.

Já alguém disse que “as provas não substituem a fé”.
Nem é esse o propósito deste blog. É muito mais do que uma defesa de religião (aliás, não é mais nem menos: não o é). É uma tentativa de explicar porque é que acredito em Deus e o amo, e de mostrar o que é o cristianismo, que é o meu modo de viver.

O simples facto de se chegar a conclusões lógicas sobre a existência de Deus não é importante (só acreditar não chega) – mais do que o consenso da mente tem que haver o da vontade. Até podemos chegar à conclusão que existe Deus, mas confiar nele e amá-lo exige fé.
Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que o que se aproxima de Deus creia que ele existe (ler Hebreus 11:6)
Por exemplo: podes acreditar que Jesus ressuscitou. Tudo bem, mas acreditar não chega. É preciso que confies nele. Como diz Geisler, podias acreditar que uma dada pessoa seria um bom marido/mulher, mas isso não é suficiente para que te cases com ele/ela.

O cristianismo simples da Bíblia tem sido muito deturpado. Só quero mostrar o que é o cristianismo livre de ritualismos, de “chavões” repetidos sem pensar, de obrigações/tradições criadas por homens, de outros mediadores, de denominações e reconhecimento social, de religiões instituídas. Puro cristianismo. Porquê enfeitar coisas simples?
Podemos chegar a Deus, e não precisarmos de nada além de nós e Ele. O preço é entregar a vida nas mãos dele, porque Ele só nos quer a nós.
Deus pede ao homem a sua individualidade, mas assim que o homem a cede, o maior prazer dele é devolvê-la aperfeiçoada. (C.S.Lewis)

O problema do pecado que impossibilitaria o meu relacionamento com Deus ficou resolvido ao aceitar, arrependido, que Jesus morreu tomando o meu castigo. Mais nada me pode impedir de o fazer.
Ser um cristão é ser parecido com Cristo – viver e amar como Ele. Isso é impossível se não conhecer Deus. Atenção: não se trata de seguir um conjunto de normas/formalidades para nos justificarmos diante dele; é, sim, uma transformação de dentro para fora. É um efeito, e não uma causa.
Então, basta entregar a vida nas mãos dele e segui-lo. Exige fé? Sim. É por meio dela que somos salvos.

“Podes dizer: Ainda tenho dúvidas e questões.
E então? Eu também tenho! Toda a gente tem dúvidas e questões. Porque não deveriamos ter? Enquanto criaturas finitas não deviamos esperar compreender tudo sobre um Deus infinito e sobre a forma como Ele faz as coisas.
É razoável duvidar que o cristianismo é verdadeiro à luz de todas as evidências?” (Geisler & Turek)


“Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1


0 comentários:

Enviar um comentário