2009/09/14

1º MATERIALISMO

Existe apenas matéria?

O materialismo assume que a consciência, por exemplo, é produto da matéria; que a mente é apenas um processo do cérebro.
Mas não está provado que a mente dependa única e exclusivamente do cérebro. Certas funções mentais podem ser explicadas por processos físicos, o que não significa que sejam apenas dependentes deles.
Cientistas da área da Neurobiologia assumem que estão longe de isolar o “eu”, quantificam apenas interacções mente-cérebro.
Segundo o materialismo, a mente (de alguma forma) é matéria, ou pelo menos depende apenas dela. Rejeita a existência de mente como entidade separada, que pode existir sem a matéria.
O facto de mente e cérebro funcionarem juntos não implica que sejam a mesma coisa. Assim como as ideias expressas por estas palavras não são o mesmo que as palavras em si; interagem, mas não são o mesmo.


Algumas razões mostram que o materialismo não é plausível:

1. Pensamentos e teorias humanos não são compostos apenas de coisas materiais. Os elementos químicos estão envolvidos no processo do pensamento humano mas não podem explicar os pensamentos humanos.
Pensamentos – como a teoria do materialismo – não são feitos de moléculas. Pensamentos e convicções não são completamente baseados no material.
2. Se a vida fosse só matéria, seria possível juntar todos os materiais da vida e criar um ser vivo. Não se consegue fazer isso.
Alguns acreditam que um dia se conseguirá, o certo é que até hoje não aconteceu.
Que combinação de materiais pode ser responsável pela consciência? Mesmo Atkins (ateu) admitiu que explicar a consciência é um grande problema para os ateus.
3. Existe uma mensagem na vida (complexidade específica), que não pode ser explicada materialmente, por leis naturais não inteligentes (assim como a mensagem de um livro não pode ser explicada pela tinta e papel).
4. Se os processos mentais são só reacções químicas no cérebro, não há razão para acreditar que exista alguma coisa verdadeira (incluindo a teoria do materialismo).
Elementos químicos não avaliam se uma teoria é falsa ou não, não raciocinam, só reagem.
Defensores da verdade e razão tornam-nas coisas impossíveis através do materialismo…

A nossa capacidade de raciocinar ou surgiu duma inteligência pré-existente, ou de matéria inanimada.
“A nossa mente pode aprender a verdade e raciocinar sobre a realidade porque foi criada pelo Arquitecto da verdade, da realidade e da própria razão. O materialismo não pode explicar a razão, como não pode explicar a vida.”

Adaptado de "I don't have enough faith to be an Atheist" (Geisler&Turek) e “Baker’s Encyclopedia of Christian Apologetics” (Geisler)

“A organização do ser humano apresenta uma burocracia bizantina e não existe um gene que possa premir, de forma isolada, os botões do nosso comportamento.” (Steven Pinker, Psicólogo Evolucionista da Universidade de Harvard)

** Consulta “2º Implicações morais do materialismo”, em Reflexões

0 comentários:

Enviar um comentário