2009/09/14

3. O PORQUÊ DO CRISTIANISMO

Perante a evidência de que existe um Criador, um Ser inteligente e com poder – a quem chamamos “Deus” – preciso saber o que é que Ele quer de mim (se é que quer alguma coisa). Importa-se com a minha existência ou é-lhe indiferente? Para que é que me criou? Se é inteligente, criou-me com um propósito. Qual?
Para dar estas respostas aponto para a Bíblia... Mas antes, abro um parêntesis: com tantas religiões, porquê o Cristianismo e a Bíblia?



O NOVO TESTAMENTO É VERDADEIRO?
Os documentos do Novo Testamento (NT) são tendenciosos e cheios de mitos, ou descrevem coisas que realmente aconteceram há 2000 anos?

1º - Temos cópias precisas dos documentos originais do século I?
Até hoje nenhum dos documentos originais do NT foi descoberto; só temos cópias dos originais (os manuscritos). Contudo, toda a literatura significativa do mundo antigo é reconstruída por comparação de manuscritos. Se tivermos muitos manuscritos (*1) produzidos pouco tempo depois do original (*2), a reconstrução é mais precisa e confiável.

……………*1 – O NT tem ~5700 manuscritos só em grego. A obra mais próxima é a Ilíada (com ~600). A maioria tem ~12 e poucos questionam a sua historicidade.
……………*2 – É o que acontece com o NT. O manuscrito mais antigo e incontestável é de 117-138 d.C. O espaço de tempo entre o original e a primeira cópia é muito inferior ao de qualquer outro. Segue-se a Ilíada com ~500 anos.
Além disso ainda há milhares de citações de outros autores, com base nas quais o NT poderia ser reconstruído. Portanto, a resposta é sim.

2º - Os documentos relatam a verdade?
Será o NT um relato verídico das testemunhas ou o embelezamento de uma personagem histórica, escrito tendenciosamente pelos seus seguidores?

Vejamos muito brevemente que os autores do NT:
- Incluem pormenores embaraçosos sobre eles próprios e afirmações/exigências difíceis de Jesus
- Não fazem descrições fantasiosas mesmo sobre factos que não entendem (p.e, descrevem a ressurreição de forma simples, como qualquer outro facto histórico) e desafiam os seus leitores a conferirem esses factos
- Incluem pelo menos 30 pessoas historicamente confirmadas
Note-se ainda que o NT apresenta mais de 140 detalhes precisos sobre vários aspectos geográficos, sociais, linguísticos, marcos e personagens históricos, etc.

Estes seguidores abandonaram as suas crenças, adoptaram outras e mantiveram o seu testemunho mesmo sob perseguição, tortura e ameaça de morte.
Se não estivessem a contar a verdade, o que os motivaria a suportarem assim essa mentira? À mínima dúvida, não iam arriscar! Tinham motivos para negar os acontecimentos, não para os inventar.

** Consultar “Mas... e se foram enganados?

Podemos concluir que os acontecimentos narrados no NT não são lendários, são históricos.
Jesus viveu, ensinou, fez milagres, morreu crucificado e ressuscitou. Provou ser o Messias predito pelo Velho Testamento (VT): nele cumprem-se muitas profecias pormenorizadas feitas centenas de anos antes (sobre o local de nascimento, a descendência, a data da morte, sobre a ressurreição, a crucificação, etc.). É preciso muita fé para acreditar que são coincidências ou fantasias.
** Consultar “A teoria de que Jesus não existiu...” e Profecias (em ORGANIZAÇÃO)

Então, a Bíblia é verdadeira. Assim, o que se opõe a ela é falso (não é que não existam verdades noutras religiões, mas o que contradiz um ensino bíblico é falso). Assim, é nela que encontramos as respostas sobre Deus e sobre o sentido da vida.

Além das provas históricas, também não podemos negar o impacto da Bíblia até hoje.
Além de ser o livro mais traduzido, lido e debatido do mundo, muitos têm encontrado nele palavras de vida e verdade. O poder que as suas verdades encerram atravessa os séculos, transformando vidas.

A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes… e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (ler Hebreus 4:12)
[Post actualizado em Julho de 2010]

5 comentários:

  1. Gostei especialmente deste post!!!
    =)
    Ana Paz Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Joana:

    "Além das provas históricas, também não podemos negar o impacto da Bíblia até hoje."

    Nem do Alcorão.

    "Além de ser o livro mais traduzido, lido e debatido do mundo, muitos têm encontrado nele palavras de vida e verdade. O poder que as suas verdades encerram atravessa os séculos, transformando vidas."

    1 - Só que quase ninguém lê. Compram para colocar na estante da sala,

    2 - Os que Lêem só lem as partes que o pastor/padre indica,

    3 - Que as pessoas tem preguiça de lerem coisas científicas complicadas, todo mundo sabe. Chega na sua igreja e pergunta coisas simples, por exemplo, quantas cavidades tem o coração do homem, algo sobre a fotossíntese... para voce as respostas.

    4 - Seus argumentos não excluem Lúcifer como criador da Bíblia.

    ResponderEliminar
  3. - ‘Nem do Alcorão.’
    Porque ignoraste o post todo até ao último parágrafo?

    ----------------------------------------

    - “1 - Só que quase ninguém lê. Compram para colocar na estante da sala
    2 - Os que Lêem só lem as partes que o pastor/padre indica,”

    Sim, é verdade que muitos tomam a Bíblia como um bonito enfeite de biblioteca; mas estou a falar do impacto da Palavra de Deus naqueles que a lêem com um coração aberto.

    ----------------------------------------

    - “3 - Que as pessoas tem preguiça de lerem coisas científicas complicadas, todo mundo sabe. Chega na sua igreja e pergunta coisas simples, por exemplo, quantas cavidades tem o coração do homem, algo sobre a fotossíntese... para voce as respostas.”

    Isto não tem muito a ver com esta questão mas acho importante esclarecer alguns pontos. Creio que este seja um estereótipo teu; na Igreja existem pessoas com mais e com menos formação académica/secular. Isso não invalida em nada a sua experiência e sabedoria a outros níveis que não o científico. Não me parece justo pedir a uma senhora de 90 anos, que pôde estudar pouco além de aprender a ler, que explique processos fisiológicos complexos. No entanto, pede isso ao jovem cristão universitário e ficarás esclarecido :).

    ----------------------------------------

    - “4 - Seus argumentos não excluem Lúcifer como criador da Bíblia.”
    Visto que esta discussão está aqui http://portal-cristao.blogspot.com/2009/12/resposta-comentarios-clayton-luciano.html, só deixo uma pergunta para ti: quem é Lúcifer?

    ResponderEliminar
  4. Joana:

    "Sim, é verdade que muitos tomam a Bíblia como um bonito enfeite de biblioteca; mas estou a falar do impacto da Palavra de Deus naqueles que a lêem com um coração aberto."

    Que impacto?


    "Creio que este seja um estereótipo teu; na Igreja existem pessoas com mais e com menos formação académica/secular. Isso não invalida em nada a sua experiência e sabedoria a outros níveis que não o científico."

    Querida, todo mundo tem a Bíblia e quase ninguém Lê. Leem apenas partes isoladas. E mesmo que fosse lido, isso não implica em qualidade, pois as pessoas não querem ler coisas complicadas.

    "Não me parece justo pedir a uma senhora de 90 anos, que pôde estudar pouco além de aprender a ler, que explique processos fisiológicos complexos."

    Faça as perguntas para um jovem então.

    "No entanto, pede isso ao jovem cristão universitário e ficarás esclarecido"

    Se ele estiver estudando algo relacionado a biologia, ele tem que ler mesmo as áreas relacionadas, a leitura que nós dois nos referimos não é a de ligação profissional.


    "só deixo uma pergunta para ti: quem é Lúcifer?"

    Só deixo uma pergunta para ti: quem é Deus?

    respostas arbitrárias admitem contra-respostas arbitrárias.

    ResponderEliminar
  5. Que impacto?
    Como disse, o poder que as suas verdades encerram transformam vidas. Mas isso é uma experiência pessoal, da fé cristã; não peço que quem não crê a entenda. O que procuro fazer neste blog é mostrar a lógica da existência de Deus.

    Só deixo uma pergunta para ti: quem é Deus?
    A essa já respondi várias vezes. Viaja aqui pelo blog, :P.

    ResponderEliminar