2010/07/27

MAS... E SE FORAM ENGANADOS?

Já vimos aqui as razões pelas quais sabemos que os seguidores de Jesus contaram a verdade. Mas eles podiam estar a ser sinceros e, no entanto, terem sido enganados. Acreditaram que Jesus tinha ressuscitado, mas podiam estar errados.

Vejamos algumas hipóteses:
………- Os seguidores esconderam o corpo.
………Se eram mentirosos, o que pretendiam? Ninguém sofre e morre por algo que sabe ser mentira; não fazia sentido. Além disso, não só não havia corpo, como afirmavam tê-lo visto vivo (e o túmulo estava mesmo vazio, caso contrário os judeus teriam ido buscar o corpo para desfazer o mal-entendido).
………- Alucinação.
………As alucinações não são experimentadas por grupos, apenas por indivíduos. E onde estava o corpo para acabar com o alvoroço?
………- Os seguidores “viram o que queriam ver”.
………A fé dos discípulos não levou às manifestações da ressurreição, mas essas manifestações levaram à fé. Os discípulos estavam escondidos, com medo, quando receberam relatos da ressurreição; não acreditaram muito à primeira... Também estavam incréulos, depois é que se convenceram.
………- Jesus não tinha morrido.
………Perante o tratamento brutal que os romanos davam e a forma como crucificavam, mesmo que Jesus tivesse sido sepultado ainda vivo (altamente improvável, porque foi embalsamado e porque os próprios romanos reconheceram que já estava morto), no mínimo não teria aguentado 3 dias gravemente ferido, num túmulo frio e húmido.

“Mesmo que estivesse vivo seria uma massa mole e ensanguentada de gente, de quem teriam pena e não a quem iam adorar. Diriam: Ok, podes estar vivo, mas não ressuscitaste. Vamos levar-te a um médico!” :)

0 comentários:

Enviar um comentário