2010/01/02

DESENVOLVIMENTO ACIDENTAL DA VIDA


Olá! Apresento-vos o Rodrigo, o meu sobrinho que nasceu há poucas semanas.

Com isto lembrei-me que já era altura de dedicar um post ao desenvolvimento da vida humana…

Tópicos sobre o desenvolvimento embrionário:
~
O tubo neural (que dará origem ao encéfalo) começa a ser formado 18 dias após a fecundação, e fica completo no 26º dia. Enquanto isso, inicia-se a formação do aparelho digestivo (intestino primitivo).

~ Aos 28 dias surgem os “botões embrionários”, que darão origem aos braços e pernas.

~ Com 20 dias o coração é formado por dois tubos paralelos, e aos 22 dias já estão fundidos num único tubo que inicia os batimentos e se vai encurvando para tomar a forma final do coração.

~ Com menos de 2 meses já a face já está bem desenvolvida (~56 dias) e os músculos já têm a forma adulta.

~ Entre 26-30 dias após a fecundação forma-se a traqueia e já existe um esboço dos brônquios. Também surge o esboço da língua, fígado e pâncreas.

Além destes, também se desenvolvem outros órgãos e sistemas: urinário, reprodutor, esquelético, endócrino, …

A partir dos 60 dias, este já tão complexo embrião passa a chamar-se feto. Entra numa fase de “crescimento”, uma vez que, genericamente, os órgãos já estão presentes. Por esta altura terá 3 cm e 2,5 g.
No ventre materno irá crescer, e no fim da gestação terá multiplicado o seu comprimento 15 vezes e o seu peso 1300 vezes.

O que está na origem destes fenómenos: Deus ou acaso? Ligações químicas acidentais, processos aleatórios, mutações genéticas? Como é que a ordem surge do caos? Não serão processos guiados por uma Inteligência? Sim, há uma Mente por detrás de tudo isto.

O que mais dizer? Resta-me deixar as palavras do rei David:
Tu criaste o íntimo do meu ser, teceste-me no ventre da minha mãe.
Vou louvar-Te porque fui formado de um modo tão admirável e maravilhoso. As Tuas obras são maravilhosas, e a minha alma sabe isso muito bem.
Os meus ossos não Te foram encobertos quando fui formado em secreto, e esmeradamente tecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe…
Quão preciosos são para mim, oh Deus, os Teus pensamentos! (ler Salmos 119:13-17)

4 comentários:

  1. Anónimo3/1/10 15:21

    é verdade, as palavras do rei David dizem tudo, sobre o maior milagre, o milagre da vida.
    Depois de 9 meses a viver cada passinho do desenvolvimento de um bebé e mesmo assim não temos palavras para descrever como é possivel algo tão perfeito, tão completo e complexo ser criado onde não existia nada e passar a haver não apenas um corpo mas passar a haver VIDA!
    Só Deus!

    Ana Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. e já agora...o teu sobrinho é lindo ...ihhihi(não fosse eu a mãe - lol) ... é bom saber q ele te "inspirou" para falar neste tema! bjs

    ResponderEliminar
  3. Os evolucionistas ateus não conseguem ver coisas destas, não porque elas sejam difíceis de ver e analisar mas sim porque a sua cegueira espiritual não permite.

    Força e bonito sobrinho :) Calculo k isso te ponha com mais de 20 anos lol

    ResponderEliminar