2009/09/14

A TEORIA DE QUE JESUS NÃO EXISTIU…

Além das fontes cristãs, existem fontes não-cristãs – ou mesmo anti-cristãs – que se referem a Jesus. Contando com o historiador Josefo, existem 10 escritores não-cristãos conhecidos que mencionam Jesus num período de 150 anos após a sua morte.
Por outro lado, no mesmo período, existem 9 fontes não-cristãs que mencionam Tibério César (imperador romano do tempo de Jesus).


Essas 10 fontes não-cristãs concordam pelo menos nos seguintes pontos sobre Jesus:

1. Viveu no tempo de Tibério César
2. Tinha um irmão chamado Tiago
3. Viveu uma vida íntegra
4. Realizou milagres
5. Foi aclamado como Messias
6. Foi crucificado a mando de Pôncio Pilatos
7. Foi crucificado na véspera da Páscoa judaica
8. Houve escuridão e um terramoto quando morreu
9. Os seus discípulos acreditavam que ele tinha ressuscitado
10. Os seus discípulos rejeitavam os deuses romanos e adoravam Jesus como Deus
11. Os seus discípulos estavam dispostos a morrer pela sua crença
12. O cristianismo espalhou-se rapidamente, chegando até Roma


Não há razões legítimas para duvidar que Jesus foi uma personagem histórica real.

2 comentários:

  1. Não há qualquer fonte credível.

    O texto de Flávio Josefo é considerado mesmo pela igreja católica uma fraude.

    Todas as fontes são muito posteriores ao acontecimentos.

    As únicas fontes são o evangelhos, contando com o apócrifos, aqueles que o imperador Constantino rejeitou, e a tradição.

    Dai a grande importância que a Igreja Católica dá à tradição.

    Conhece-se bem a biografia de Herodes o grande e não há qualquer menção a Cristo.

    O massacre dos inocentes só lhe e atribuído, erradamente sabemos agora, muito tempo depois na literatura rabínica.

    Os romanos que ocupavam a região eram muito minuciosos na recolha de qualquer elemento que pudesse de uma forma qualquer alterar a situação.

    É notável que não tenham feito,pelo menos que se conheça, qualquer menção a Cristo.

    Tudo o que podemos saber é pelos relatos, muito posteriores aos factos, e em segunda ou terceira mão.

    Nota que os Evangelhos canónicos , para já não falar nos outros, narram histórias diferentes.

    Um exemplo ao acaso:
    Num deles é descrito a ressurreição dos patriarcas judeus. Nos outros não.

    Obviamente que se tal tivesse ocorrido não passaria despercebido aos judeus.

    Não tentes misturar fé com com ciência. São coisas diferentes.

    Os Budistas aceitam que Buda não é um personagem mas a soma de diversas narrativas de épocas diferentes. E não perdem a fé por isso.

    A pesquisa histórica não ajuda ou impede a fé. A fé é independente de evidências ou não era fé, não é ?

    ResponderEliminar
  2. Repara que neste post não estou a discutir o conteúdo do Novo Testamento, mas que dizer que Jesus Cristo não existiu não faz sentido à luz da informação histórica que temos. Estou a falar da historicidade (não da credibilidade) de Jesus.

    As dez fontes: Flávio Josefo (historiador judeu); Suetónio (historiador romano); Tácito (considerado um dos mais precisos historiadores romanos); Talo (historiador do século I); Plínio, o Jovem (político romano); Luciano (crítico grego do Cristianismo, que fazia sátira); o Talmude; Mara bar-Serapion (cidadão reservado sírio, que escrevia para o filho); Flegon (escravo liberto que escrevia); Celso (filósofo do século II, anti-cristão).
    São os estudiosos da área que as consideram credíveis. Mais em: “The New Testament documents: are they reliable”; “Jesus and Christian origins outside the New Testament” (Bruce); “Encyclopedia of Christian apologetics” (Geisler); “The historical Jesus” (Habermas); “Evidence that demands a verdict” (McDowell).

    Não, as únicas fontes não são os evangelhos ou a tradição (penso que se encontre na net as referências que cito acima, mas se necessário poderei fornecê-las), e existem mais citações cristãs e não-cristãs/anti-cristãs.
    As referências admitidas são apenas as recentes. Se falássemos das “muito posteriores aos acontecimentos” os números aumentariam estrondosamente, mas tive esse cuidado.

    Que fique claro o meu ponto de vista e o meu objectivo aqui: longe de mim limitar a minha fé ao que a ciência possa ditar. O cristianismo é independente da ciência, contudo ela fornece muitas evidências.
    A título de exemplo: sei pela fé que Jesus ressuscitou, e isso não depende da ciência. Mas se existem evidências de que tenha acontecido, pode ser que convençam alguns, e pode ser que outros entendam que não é estranho acreditar nisso e que verdadeira ciência e fé não são inimigas.

    Resta-me uma pequena nota: não tenho em consideração as visões e interpretações da igreja católica. Como já referi, não vejo verdade nem importância em religião institucionalizada, o que aqui falo é da essência do Cristianismo bíblico.

    ResponderEliminar