2009/09/14

1. FAZ SENTIDO ACREDITAR EM DEUS?

Será que Deus existe?
Se a resposta for sim o nosso futuro “pós-morte” está em causa, então deve ser importante procurar a resposta (e nem custa muito).
Não penso que a existência de Deus seja uma fantasia ou escape à realidade, irracional, e vou procurar explicar isso aqui. São muitas as evidências e podemos pelo menos dar o “benefício da dúvida”.

Comecemos por olhar para nós.
Actualmente, nas nossas escolas, explica-se a origem da vida indiscutivelmente com base no evolucionismo.
A meu ver, seria bastante produtivo “aguçar” o espírito dos estudantes, pelo menos apresentando outras teorias plausíveis – como a do Design Inteligente (é o que já se faz em escolas dos EUA). No meu livro de Biologia do Secundário havia um quadro feio sobre “fixismo” e nas 30 páginas seguintes falava-se de Darwinismo (sem discutir elos perdidos, inviabilidade de formas transicionais, mutações genéticas, etc.).

Mas não me vou alongar aqui sobre evolucionismo. Procuro é a resposta à questão:
……………………………………………De onde veio a vida?
Como apareceu a primeira vida? Com que organismo? Mesmo a forma de vida mais simples que possa existir – terá surgido espontaneamente, aleatoriamente, sem intervenção inteligente? Acaso? Geração espontânea? Abiogenése?
Nunca se observou ou recriou geração espontânea. Que evidências tenho que exista? Se não as tenho, porque devo acreditar?
** Consultar “Há ou não fé no acaso?” e “Quanto tempo é preciso?

A probabilidade de se obter ao acaso uma proteína (constituída por 100 aminoácidos) seria quase a de um homem de olhos vendados encontrar um grão de areia específico no Saara, 3 vezes seguidas. E uma proteína não é vida. Para obter vida, era preciso cerca de 200 destas moléculas. (Michael Behe, bioquímico)
... E a vida consiste claramente em mais do que um amontoado de elementos químicos, acrescento eu.
** Consultar “1º Materialismo

É preciso uma ginástica demasiado grande para se tentar harmonizar tudo isto. Com sinceridade, faz sentido a existência de um uma “Força Criadora”. E esse Designer – esse “Planeador” – não poderia ser uma força/processo aleatório, mas um Ser com inteligência, poder e vontade.

É a falta de evidências que nos impede de acreditar que exista um Criador? Podemos ter limitações, não querer ou não saber como aceitá-lo, mas isso não deve implicar que rejeitemos a sua existência.
O meu único conselho é que dispenses algum tempo e honestidade na busca pela verdade. Ainda não estou a falar de Bíblia (muito menos de religião!), só a constatar que faz sentido existir um Criador.

[Post actualizado em Julho de 2010]


5 comentários:

  1. A evolução trata da evolução dos seres vivos.
    A origem da vida é uma questão diferente.

    São problemas distintos.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, grata pela visita e comentário!

    Não devia ser o evolucionismo a procurar apresentar teorias explicativas para o surgir da vida? É, no mínimo, à luz dele que isso se costuma fazer.
    Mesmo se não for assim considerado, a pergunta continua "no ar": De onde veio a vida? Que “área da ciência” nos dá essa resposta?

    ResponderEliminar
  3. São questões e problemas distintos:

    Porque é que há tantos fósseis de seres que já não existem e estão ordenados por camadas?
    Porque os actuais são tão diferentes?

    A melhor resposta que há, actualmente, é a evolução.

    Como se iniciou a vida ?

    A biologia tem algumas pistas, poucas, quanto à possibilidade de compostos orgânicos surgirem fora de seres vivos. O mecanismo ainda é completamente desconhecido.

    Deus existe e teve alguma coisa a ver com estes mecanismos ?

    É uma questão de fé.
    Pode-se ver na evolução, na existência de vida, nos milhões de anos necessários para que tal aconteça, a mão de Deus ou de vários Deuses.

    Ou não.

    É uma questão de interpretação pessoal.

    Nada disto é incompatível com qualquer divindade.

    Por essa razão é que há cientistas católicos, hindus, ateus, judeus, budistas e, salvo erro ou omissão, de todas as confissões religiosas e credos.

    Na tradição diz-se que a vida foi criada quando Shiva fecundou Niga sobre as águas. Penso que foi uma forma alegórica de transmitir uma mensagem. Cumpre ao Hindu tentar perceber o que lá foi dito.
    O mesmo se passa com os Cristãos.
    A fé Cristã não é incompatível com a relatividade, a evolução, a tectónica de placas e outras descobertas da ciência.

    ResponderEliminar
  4. Discordo que a melhor resposta seja Evolução.
    E porque não há ligação irrefutável entre esses seres e os actuais, de modo a estabelecer-se claramente uma evolução?

    Mesmo se admitíssemos que já tínhamos matéria orgânica vinda “do nada”, como é que originaria a vida? Geração espontânea, acaso… Também é uma questão de fé.

    Não concordo que evolução seja compatível com o cristianismo (se eu acredito que Deus é a Causa e o Criador de tudo, não posso acreditar que a vida surgiu aleatoriamente, sem intervenção inteligente), mas como é óbvio o cristianismo não é incompatível com verdadeiras descobertas científicas.

    (PS: Visite também os posts do separador #2 Evidências e factos. Obrigada pela participação.)

    ResponderEliminar
  5. Evolução e origem da vida estão intimamente ligadas.

    ResponderEliminar